Vi os olhos de meu pai brilhar quando lhe perguntei sobre a história da Pevecerca. Primeiramente, eu já sabia que não era nenhuma história de contos em que o jovem inventor faz algo brilhante que todos adoram e fim. Houve, e ainda há, muita luta e suor. Vamos aos primórdios da empresa:
Era um verão ensolarado em 1987, num Brasil República do presidenciável José Sarney. A moeda mudara (de novo) para o cruzado e todas as crianças se divertiam com os inéditos jogos de Mario Bros. Na cidade industrial de Joinville, um jovem, José Selézio Martins, de 31 anos, trabalhava na pequena empreiteira do pai, o inesquecível Seu Pedro. Depois de anos construindo, parte a parte, a sua casa própria, conseguiu concluí-la. Para proteger sua estimada casa, ele teve uma idéia: Fazer a cerca e o portão de PVC. Mas como foi o pioneiro, no começo sempre há uma “gambiarra”. Os únicos tubos de PVC que circulavam no mercado eram os de esgoto. José comprou os tubos, mediu e furou um a um com uma furadeira manual e pintou a cerca. As tampas eram feitas de borracha, artesanalmente. Em um período de seis meses, fez cercas para parentes e amigos. Vendo a necessidade de uma máquina para furar os tubos, inventou então uma, feita com um motor comum e amortecedores de motocicletas. A primeira venda registrada foi em fevereiro de 1988. Neste ano de alegrias (Nova Constituição brasileira) e tristezas (morte do Chacrinha) para o povo brasileiro, começa oficialmente a Pevecerca Indústria e Comércio. Depois de três anos trabalhando na própria garagem, José conseguiu comprar um terreno atrás de sua casa e fez o primeiro escritório junto com a fábrica. Ele próprio, com ajuda de dois parentes e um amigo, fazia os orçamentos e montava as cercas.
Há, aproximadamente, dezesseis anos, foi efetivada a primeira parceria fora de Joinville, feita em Criciúma-SC. Já a primeira parceria fora do estado foi possível graças à ajuda de um grande irmão Pevecerca, parceiro de Balneário Gaivota – SC, Pedro de Abreu. Pedro, como 1º consultor da Pevecerca, ajudou a difundir a empresa e abrir parcerias em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, dando inclusive os primeiros cursos.
Esse ano, 22 anos depois, a empresa deu um grande passo: Além de novos produtos (já e a serem) lançados, foi feita a compra do terreno onde se concentrará a empresa oficial da Pevecerca. Continuaremos trabalhando para que a empresa cresça cada vez mais, e isso certamente acontecerá, com a imensa ajuda de nossos parceiros e sempre fazendo o melhor para nossos clientes.
Para nossos, mais que parceiros, irmãos Pevecerca, um Muito Obrigado.
Para clientes que querem algo inovador e diferente, liguem e/ou mandem um e-mail que lhes encaminharemos para nosso parceiro mais próximo com toda atenção e carinho que você merece, afinal, tudo isso só foi possível graças a você.
Vania Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário